Hypnobirthing ou Auto-hipnose para parto
O interesse pelo parto normal vem crescendo cada dia mais nos últimos anos, o que é ótimo devido aos inúmeros benefícios dele para a mamãe e o bebê, porém a dor do parto ainda é o principal fator pelo qual as gestantes optam pela cesárea.
Inúmeras técnicas são descritas para o alívio da dor do parto, tanto medicamentosas como não medicamentosas, e hoje a Dra Verena Mattos vem contar um pouco sobre uma delas: o Hypnobirthing ou Auto-hipnose para o parto.
As informações trazidas aqui são provenientes do livro "Hypnobirthing: The Mongan Method". Ele ainda não tem tradução para o português e por isso as informações podem ser de grande valia para as gestantes que desejam conhecer um pouco mais sobre o método e não têm acesso ao conteúdo do livro.
Logo no início do livro o tema abordado é sobre a frustração de mulheres que sonharam com o parto normal mas que por algum motivo (desistência ou necessidade) não puderam realizá-lo. Para que não ocorra esse tipo de sentimento é orientado um "mantra", uma afirmação que traga conforto seja qual dor o desfecho do parto, que deve ser repetida para si mesma várias vezes ao dia durante a gestação e trabalho de parto.
Afirmação: eu aceito qualquer desfecho que meu parto evoluir.
O livro revela os seguintes "fundamentos" para maximizar as chances de um parto normal com menos dor, que são: o auto conhecimento, técnicas especiais de respiração, atenção à nutrição, tônus corporal positivo, família como um todo convivendo de forma saudável.
É importante saber e se lembrar durante todo o tempo que:
- o corpo da mãe e o bebê sabem nascer
- a confiança vai eliminar o medo e a fadiga, diminuindo a duração do parto
- o relaxamento é capaz de eliminar/ aliviar a dor
- mínimo número de interrupções durante o processo, seja de conversas aleatórias durante o período de introspecção ou que interfiram no seu processo de concentração
O medo faz com que os músculos congelem e parem a evolução do trabalho de parto, por esse motivo é importante conhecer as causas limitantes, para poder agir em cada uma delas.
Causas do medo:
- nosso próprio parto (alguma experiência pessoal negativa em seu subconsciente)
- histórias de outros partos
- expectativa de receber suporte com o bebê (insegurança em relação à rede de apoio)
- relação conjugal (como você e sua parceria estão lidando com a gestação e assuntos fora dela)
- carreira: será possível continuar seus objetivos/ planos depois da maternidade, terá de abrir mão de algum aspecto profissional?
- as coisas estão prontas para recepcionar o bebê? Aspectos físicos da casa e emocionais da família?
- sentir-se confortável com equipe a assistente
- finanças
- experiencia pessoal de algum tipo de abuso: memórias associadas ao próprio corpo, medo de ser incapaz de controlar o próprio corpo (relaxamento/ resistência)
Além da afirmação, outra técnica descrita é a Visualização: processo de mentalmente produzir imagens dos objetivos e resultados desejados = importante fator na concretização desse objetivo.
O Poder da Mente:
1. A lei da resposta psico-física = para cada pensamento e emoção existe uma resposta fisiólogica e química correspondente no corpo
2. A lei da repetição = quanto mais vezes expressamos alto ou mentalmente um pensamento, mais profundo ele se torna aceito como realidade
3. A lei da atração harmoniosa/ o poder da linguagem = efeito boomerang, a forma como descrevemos situações e pensamentos influencia na nossa crença de como encarar a situação. Manter olhar positivo/ gentil sobre tudo relacionado à gestação (alterações corporais, descrever as contrações como "ondas" ou "pressão" durante o trabalho de parto e não como "dor")
4. A lei da motivação = quando a mente está altamente motivada o corpo responde apropriadamente
Práticas:
- se conectar com o bebê social e emocionalmente o quanto antes: essas atividades transmitem ao bebê que ele é bem vindo e desejado
- oferecer ao bebê: amor, brincadeiras, música que reforcem sentimento positivo e segurança
- interagir sempre que possível com o bebê
Sugestões de interação com o bebê:
1. Brincar com o bebê fisicamente (balançar, dançar, esfregar, espremer, apertar gentilmente a barriga)
2. Visualização guiada (leitura do acompanhante de parto para ler para a gestante e uma técnica de relaxamento arco-íris, descritas abaixo)
3. Conversar, falar afirmações, contar histórias, imitar animais, cantar
4. Tocar música suave (sons de natureza, musica clássica)
5. Estimular a família a interagir com o bebê
6. Se colocar em situações benéficas para a bebê = barulhos, atitudes, emoções, alimento, temperatura...
Exercício:
"Sendo o bebê" = se imaginar no lugar do bebê no ambiente uterino e o que/como gostaria que sua mãe se comporta-se com você
Rotina de prática de relaxamento:
- selecionar um período do dia em que não seja interrompida
- mesma hora todos os dias
- local confortável/ aquecido
- estar com a bexiga vazia
- música suave: Stephen Halpern's comfort zone (Spotify)
- posição: fetal ou lateral com suporte de travesseiros no meio das pernas e apoiando a barriga
- relaxamento facial (testa, olhos, bochechas, mandíbula) = o relaxamento da mandíbula está descrito como diretamente relacionado à abertura vaginal
Técnicas de relaxamento:
- relaxamento progressivo = inspiração longa e exalação relaxando partes do corpo numeradas de 5 cabeça, 4 tronco, 3 abdome, 2 coxas, 1 pernas e pés.
- desaparecimento de letras = visualizar as letras do alfabeto e imaginar elas se dissipando: aaa, bbb, ccc...
- toque suave nas costas provocando arrepios e liberação de endorfinas: solicitar que o acompanhante realize na gestante
- âncora = associar que toda vez que sentir um toque nos ombros, por exempo, o relaxamento será 2 vezes mais intenso (estimular o acompanhante a fazer isso durante as práticas e depois durante o trabalho de parto para resgatar essa sensação de relaxamento)
Técnicas de respiração:
1. Respiração calma = normalmente usada em início de meditação. Relaxar corpo em posição confortável, fechar gentilmente os olhos, relaxar a boca (ponta da língua na junção dos dentes com o palato). Inspirar pelo nariz 1 2 3 4 (contando mentalmente). Pausa e exala pelo nariz em 1 2 3 4 5 6 7 8, devagar e visualizar a energia descendo e relaxando o corpo.
2. Respiração das ondas/ contrações = para ser usada em trabalho de parto, durante a fase de dilatação.
Deitar em posição lateral com as mãos entrelaçadas sobre o abdome.
Usando somente os músculos abdominais inspirar e sentir o abdome expandir em 20 segundos rápidos e exalar sentindo o abdome descer.
3. Respiração de parto/ período expulsivo = não realizar puxos!
Manter o corpo relaxado, uma posição confortável.
Somente "respirar para baixo" durante as contrações.
Manter a boca fechada, não deve escapar ar pela boca.
Inalação e exalação somente pelo nariz.
Direcionar a energia da respiração para a parte de baixo da traqueia e descendente em direção à vagina.
Manter a vagina e canal anal abertos durante as respirações.
Praticar a técnica durante as evacuações.
Técnicas de visualização:
1. Relaxamento arco íris = música de fundo "The comfort zone de Steven Halpern"
Posição confortável com relaxamento usando técnica de respiração calma.
Visualizar seu corpo deitado sendo invadido lentamente por uma névoa vermelha percorrendo progressivamente da cabeça aos pés, depois com cada cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, e branco.
Finalizar recobrando a consciência se sentindo alerta e energizada.
2. Leitura do acompanhante de parto:
"Uma nova vida está se formando, crescendo e se movendo dentro de você. Você faz parte da promessa e do destino da própria vida. Um evento muito importante está acontecendo em sua vida... um evento maravilhosamente normal, natural, biológico e espiritual. Você vai ter um bebê. O que está acontecendo agora é o processo de dar à luz e libertar o pequeno ser que chuta e se move, que faz parte do seu corpo há tanto tempo.
Em breve, chegará a hora do bebê se tornar uma pessoa independente. Um ciclo está terminando e, imediatamente, outro está começando. O que tem sido chamado de "trabalho de parto" é aquela experiência intermediária... o ponto de apoio... aquele pequeno e curto período de tempo e espaço entre os dois mundos do bebê.
A mudança de um estágio para outro traz pressão e, em seguida, liberação. Você logo experimentará isso à medida que a mudança for completada e realizada. Você pode sentir isso, abraçá-lo e acolhê-lo como algo revigorante e totalmente natural.
Com a mente, você constrói uma atitude saudável e uma expectativa feliz. Um parto feliz tem muito a ver com uma antecipação saudável, alegre e amorosa. É algo extraordinariamente belo. Diz-se que ser um canal de uma nova vida é uma experiência espiritual. Com essa compreensão, relaxamento total e respiração serena, todo desconforto é amenizado e, muitas vezes, completamente ausente.
Ao começar o trabalho de parto, medite na tremenda força universal... a força vital da natureza com a qual você está em completa harmonia durante essa experiência.
Sempre que sentir seu corpo começar a se agitar, pense ativamente em "liberar" e "deixar ir" a tensão. Há um momento para vivenciar essa onda uterina, fluir com ela e, finalmente, liberar e deixar ir.
Você está aprendendo a relaxar, a fluir e a se fundir com o ritmo da própria vida. Com relaxamento e expectativa positiva, você sabe que todas as coisas são possíveis.
Em sua mente, imagine a margem de um lago ou oceano. Observe as ondas intermináveis tocando suavemente a margem... o fluxo e refluxo da água. Observe-a avançando e recuando sobre a areia. Torne-se parte dela, fluindo para dentro dela. Torne-se parte do ritmo das ondas em seu próprio corpo... a onda e a liberação.
Inspire os relaxantes naturais de seu próprio corpo... endorfinas, muitas vezes mais eficazes do que as drogas mais fortes conhecidas pelo homem... crie sua própria serenidade e libere-a por todo o corpo... inspirando e expirando... dando à luz seu bebê.
Com exercícios físicos, espirituais e mentais adequados, você está se preparando para essa maravilhosa celebração da vida. À medida que você entra no ritmo e trabalha com a mente e o corpo, mais fácil e suave se torna. Cada vez que você ouve a voz de sua companhia de parto e sente o toque gentil, mais facilmente seu relaxamento se aprofunda.
Respire... lentamente, com confiança, suavemente. Cada vez que inspirar, inspire relaxamento e paz. Cada vez que expirar, expire o estresse, à medida que as endorfinas naturais do corpo expiram voluntariamente a tensão e o estresse.
Sinta apenas o balanço da onda que está levando o bebê cada vez mais perto do nascimento. Relaxe e flua com o ritmo natural do seu corpo, confiante no fato de que seu corpo sabe o que fazer. Entregue o parto ao seu corpo. Confie nele. Relaxe e deixe que ele faça seu trabalho.
Com a visão de sua mente e seus sentidos internos, mental e emocionalmente, sinta-se alegre, totalmente consciente e participante. Veja isso como algo já realizado. Ouça com o ouvido de sua mente o primeiro som de uma nova vida.
Crie uma visualização vívida da alegria que sentirá ao ver seu bebê no momento do nascimento. Veja vocês três se unindo pela primeira vez nesta vida. Agora, mentalmente, veja-se entrando nessa cena alegre. Torne-se parte desse nascimento... completo. Sinta-o... Este é o seu corpo, aqui e agora. Em sua mente, veja-se e sinta-se envolvendo totalmente esse corpo... segurando o bebê no peito. Estes são os seus braços envolvendo o bebê; estas são as suas mãos abraçando esse novo serzinho.
Você sabia que poderia fazer isso e fez. Você se saiu bem, e a sensação de êxtase é algo que nunca será superado.
Participe com alegria e admiração e veja o mistério contínuo da criação se revelar. A força vital da natureza está trabalhando em harmonia com você. Agora, mais do que em qualquer outro momento de sua vida, ela está dentro de você e com você. Você é parte integrante da natureza, e a natureza é parte integrante de seu ser. Você faz parte da maior celebração da vida. Você faz parte da promessa e do destino da própria vida."
3. Visualizar a abertura perineal como pétalas de uma rosa, isso fará com que seu corpo se abra com mais facilidade.
4. Visualizar os músculos do colo afinando se abrindo como uma fita de setim azul sendo puxada facilmente para desfazer um laço.
5. Balões de hélio coloridos sendo presos ao punho e elevando seus braços a cada relaxamento mais profundo, permita-se realizar o movimento de elevação dos braços e sentir o relaxamento.
6. Luva de relaxamento: imagine-se vestindo uma luva prata de endorfinas que vai liberando a substância e promovendo relaxamento profundo e conforto onde a mão tocar.
7. Se imaginar como um termômetro com gradação 0 a 40 repleto de um fluido claro de relaxamento natural. O bulbo sendo a cabeça e o líquido no interior vai descendo a cada contagem regressiva (40, 39, 38...) e penetrando na corrente sanguínea, promovendo relaxamento progressivo do corpo todo.
8. Válvula controle de sensações: você sendo capaz de imaginar um painel com "on e off" para determinadas sensações e desligando as sensações desagradáveis em cada parte do corpo desejada.
9. Distorção do tempo: durante as práticas imaginar que cada 5 minutos serão "sentidos" como sendo 1 minuto. Durante do trabalho de parto o acompanhante sugere que cada 20 minutos serão sentidos como sendo 5 minutos. Isso dará a sensação de o processo estar passando mais rápido do que efetivamente está.
O livro sugere que as técnicas sejam praticadas desde o início da gestação, para que você se habitue com elas, torne algo instintivo e facilite a aplicação no momento do trabalho de parto efetivo.
Que este seja mais um instrumento que te guie e facilite seu tão sonhado parto normal.

Dra. Verena Mattos
CRM 183416 - RQE 97523
Dra. Verena Mattos é Ginecologista e Obstetra, formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e com especialização em Ginecologia Oncológica no Hospital Pérola Byington. Também possui pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva e Ginecologia Oncológica pelo Hospital Sírio Libanês.
Com experiência em consultórios particulares e hospitais renomados a Dra. Verena combina acolhimento, escuta ativa e condutas baseadas em evidências científicas.
Comentários0
Ninguém escreveu ainda. Comente primeiro!
Envie suas Dúvidas e Comentários