(17) 99701-0279 - Tel. e Whatsapp

Cirurgia íntima

O que é a Ninfoplastia?

ninfoplastia também conhecida como cirurgia íntima ou labioplastia é realizada na vulva para correção de assimetrias (tamanhos diferentes), excesso de pele e crescimento não fisiológico dos pequenos lábios/ capuz de clitóris.

Quem pode fazer cirurgia íntima?

Em geral a ninfoplastia está indicada para pacientes que têm queixa de desconforto relacionado à aparência da vulva.

O desconforto físico pode ocorrer quando em uso de calças justas como legging, biquíni, calças de tecido mais rígido como jeans, calcinhas com elástico apertado, durante as relações sexuais, causando dor e atrito excessivo no local.

A cirurgia pode ser realizada em pacientes que já completaram a maturidade vulvar, ou seja, após a puberdade. Dessa forma evita-se o risco de novo crescimento assimétrico após a cirurgia e necessidade de nova abordagem.

Quais os impactos da hipertrofia de pequenos lábios?

A assimetria da vulva e aumento dos pequenos lábios além de gerar desconforto físico pode impactar na auto estima da mulher, causando vergonha ao se expor, usar determinado tipo de roupa, ter relacionamento íntimo e até mesmo se privar de situações por insegurança de julgamentos.

Não é incomum pacientes sentiram vergonha até mesmo de conversarem com seus ginecologistas a respeito do descontentamento com o aspecto da sua vulva. 

A cirurgia íntima vem como uma forma de reestabelecer a anatomia vulvar e devolver/ fazer surgir a auto estima relacionada ao seu próprio corpo.

É importante lembrar que cada corpo é único e por vezes o que você acredita estar aumentado é apenas uma variação anatômica sem necessidade de cirurgia, por isso a importância de se consultar com profissionais especialistas nessa abordagem.

Quais os riscos da cirurgia íntima?

A cirurgia íntima é realizada em região muito delicada e vascularizada, quente, úmida e com riscos de abertura de pontos, sangramento, formação de hematomas, inchaço e dor no local. Seguir as orientações pós operatórias de seu médico diminui muito esses riscos.

Além disso, o risco de realizar o procedimento com um profissional não habilitado para essa abordagem pode levar a um comprometimento da anatomia vulvar e seus fatores protetores, causando prejuízo no futuro e dificuldade de correção após.

Como é feita a ninfoplastia? 

Existem algumas técnicas empregadas na cirurgia íntima à depender de cada caso. Há casos em que é possível realizar a cirurgia em consultório médico com anestesia local ou em centro cirúrgico com raquianestesia/ sedação. 

A cirurgia pode ser feita de maneira convencional com bisturi elétrico ou até mesmo com laser de CO2.

As técnicas mais conhecidas para remoção do excesso de pele dos pequenos lábios são em cunha e redução lateral em faixa.

Como é a recuperação após a cirurgia íntima? 

A alta hospitalar para casa ocorre no mesmo dia da cirurgia.

A necessidade de repouso é fundamentar, evitar atrito local, relação sexual, usar de roupas apertadas. Manter higiene adequada, realização de compressas de gelo no local várias vezes ao dia, uso de pomadas cicatrizantes, uso de analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser indicados.

Em geral os pontos são realizados com fio absorvível, ou seja, não há necessidade de retirá-los pois cairão sozinhos.

Que médico faz a cirurgia íntima?

A importância de escolher o profissioal adequado para sua cirurgia é imprescindível, assim é possível alinhar as expectativas com a proposta cirúrgica sem prejuízo da anatomia/ funcionalidade da vulva. 

A cirurgia pode ser realizada por médicos cirurgiões plásticos e ginecologistas especialistas em cirurgia ginecológica.

Qual o valor da cirurgia íntima? 

O valor da cirurgia íntima depende do caso de cada paciente, técnica utilizada, material, se realizada em centro cirúrgico ou consultório médico.

Agente uma consulta de avaliação com Dra Verena Mattos, ginecologista especialista em cirurgia ginecológica e tire todas as suas dúvidas relacionadas à indicação do procedimento e custos. 


Clínica Ginecológica São José do Rio Preto SP

Dra. Verena Mattos

CRM 183416 - RQE 97523

Dra. Verena Mattos é Ginecologista e Obstetra, formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e com especialização em Ginecologia Oncológica no Hospital Pérola Byington. Também possui pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva e Ginecologia Oncológica pelo Hospital Sírio Libanês.

Com experiência em consultórios particulares e hospitais renomados a Dra. Verena combina acolhimento, escuta ativa e condutas baseadas em evidências científicas.

Agende sua Consulta Saiba Mais

Comentários0

Ninguém escreveu ainda. Comente primeiro!

Envie suas Dúvidas e Comentários

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Subir